sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Treinamento de combate a Incêndio no SAMIVA - Várzea Alegre

Ocorreu na manhã do dia 27/09/2013 treinamento de Combate a Princípios de Incêndios no Hospital de Várzea Alegre - SAMIVA - Sociedade de Assistência Médica Integrada de Várzea Alegre. Aula teórica e prática, ministrada pelo Técnico de Segurança e Gerente de Operações da Defesa Civil em Crato Charles Galdino Rodrigues.













terça-feira, 17 de setembro de 2013

Treinamento sobre Percepção de Risco

Treinamento com o tema: Percepção de Risco em power point.. Fiz a montagem de vários outros materiais encontrados na internet. Não lembro fontes, nem autores. Mas já fica meu agradecimento a quem fez! É só acessar o link abaixo e baixar. Lembrando que é interessante apresentar algum vídeo sobre percepção de risco ao usar esse material. Não está perfeito. 






Charles Galdino Rodrigues

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Teleconferência debate NR 32: mitos e verdades – um desafio para a saúde

Rede Sesc-Senac de Teleconferência debate
NR 32: mitos e verdades – um desafio para a saúde

'A Norma Regulamentadora 32, ou simplesmente NR-32, representa uma grande conquista para os trabalhadores que atuam em estabelecimentos de saúde em todo o país. Trata-se de uma legislação específica criada para garantir condições ideais de segurança, proteção e preservação da saúde no trabalho em serviços de saúde.
Publicada em 11 de novembro de 2005, a NR-32 protege trabalhadores que se expõem a riscos físicos, biológicos, químicos e a radiações ionizantes, incluindo profissionais das áreas de ensino e pesquisa e os que cuidam da limpeza e conservação do ambiente e da manutenção de máquinas e equipamentos.
Para cada situação de risco, a Norma recomenda a adoção de medidas preventivas e a capacitação para o trabalho seguro.
No entanto, ainda são alarmantes os dados que evidenciam a não adoção efetiva de medidas de segurança no trabalho e a ocorrência de acidentes de trabalho na área.
Hoje, o setor da Saúde ocupa o primeiro lugar no ranking de acidentes de trabalho, uma prova de que a existência da NR-32, por si só, não basta. É preciso buscar a implantação efetiva desta NR, conscientizando trabalhadores e empregadores, discutindo e difundindo todos os aspectos que envolvem a Norma.
Pensando nisso, a Rede Sesc-Senac de Teleconferência apresenta o programa NR-32, mitos e verdades: um desafio para a saúde, no dia 12 de setembro de 2013, das 15h às 16h30.
O tema será abordado sob diversos pontos de vista, contando com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e do Governo. Os palestrantes já estão confirmados: Antônio Carlos Ribeiro Filho, coordenador da Comissão Tripartite Permanente Nacional da NR-32 (CTPN); Maria Nelcy Oliveira da Costa, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Pouso Alegre/MG; Luís Sérgio Soares Mamari, representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e coordenador da Bancada Patronal na CTPN; e Vera Lúcia Cantalupo, assessora técnica da Confederação Nacional das Instituições Financeiras na CTPN.
O programa será dividido em dois blocos: o primeiro tem formato de entrevista e abre espaço também para depoimentos de membros da CTPN e do quadro “Povo Fala”, revelando dúvidas de profissionais do setor da Saúde; no segundo, os participantes respondem às perguntas dos telespectadores.
A mediação será feita pelo jornalista Sidney Resende, com apoio de Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público pode participar enviando perguntas, comentários e sugestões pelo e-mail teleconfsesc@senac.br, pelo fax 0800-023-0220, pelo telefone 0800-283-0270 ou ainda pelo Twitter @telesescsenac.

Com transmissão ao vivo, direto dos estúdios do Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro, a teleconferência abrange mais de 400 salas e auditórios espalhados por todos os estados brasileiros.'

Fonte: Carla Erika - Senac - Crato/CE

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cursos a Distância Gratuitos Sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Cursos EAD com as seguintes temáticas oferecidos pelo Sesi... Básicos, mas bons para ter noção....


Entendendo a CIPA NR 5 - 5 horas
Este curso objetiva apresentar numa linguagem clara a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
Entendendo a Insalubridade NR 15 - 5 horas
O curso aborda conteúdos referentes ao tema atividades e operações insalubres.
Entendendo a NR 9 - PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - 5 horas
O curso apresenta a importância do PPRA para as empresas e os trabalhadores.
Entendendo a Periculosidade - NR 16 - 5 horas
Este curso visa apresentar de forma clara o que caracteriza uma atividade ou operação como perigosa, do ponto de vista legal e prevencionista.
Entendendo o FAP/NTEP - 5 horas
Este curso visa auxiliar profissionais que não são da área de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) a entender a importância das ferramentas FAP/NTEP para as empresas.
Entendendo o PCMSO - NR 7 - 5 horas
Este curso apresenta a importância do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO para empresas e trabalhadores.
Equipamento de Proteção Individual - EPI: O Básico - 1 hora
O curso trata sobre os EPI básicos, inclusive dicas práticas para o uso com segurança, programas de EPI, limitações e responsabilidades legais.
Espaços Confinados: Conceitos Básicos - 3 horas
Este curso de três partes o educará a respeito de espaços confinados, a identificação e controle de riscos que podem ser encontrados, e passos-chave para um trabalho seguro.
Gestão de Espaços Confinados - 1,5 horas
Este curso é para auxiliar aqueles que têm responsabilidade por espaços confinados em seus locais de trabalho.
Planejamento de Resposta a Emergências - 1,5 horas
Este curso introdutório fornece um guia para o desenvolvimento e implantação de um planejamento de resposta para emergências em ambientes de trabalho.
Preparação de tralhadores para emergências - 1 hora
Este curso fornece aos trabalhadores compreensão básica do que é exigido para preparar para emergências no ambiente de trabalho.
Quedas de Andaimes - 15/30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham em altura acima de dois metros. O tema é segurança do trabalho para prevenção de quedas de andaimes.
Quedas de Periferia de Laje - 15/30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham em periferia de laje com altura acima de dois metros. O tema é segurança do trabalho para prevenção de quedas de periferia de laje.
Quedas em Abertura de Piso - 15/30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham em pisos com altura acima de dois metros. O tema é segurança do trabalho para prevenção de quedas de abertura de piso.
Riscos Elétricos - 1 hora
Este curso é uma introdução à segurança elétrica no ambiente de trabalho. O curso descreve o básico de eletricidade e como reconhecer riscos elétricos e abrange diferentes tipos de dispositivos preventivos tais como fusíveis e disjuntores.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria da Alimentação - 30 minutos
Este curso trata da segurança e saúde no trabalho, orienta para atitudes e hábitos que possam evitar acidentes no ambiente laboral.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria da Construção - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na Indústria da Construção. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria de Álcool - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na indústria de Produção de Álcool. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria de Metalurgia Básica - 1,5 horas
Este curso de curta duração trata da segurança e saúde no trabalho na indústria metalúrgica. Orienta para atitudes e hábitos que possam evitar acidentes no ambiente de trabalho, mostra como usar os equipamentos de proteção coletiva e individual.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria de Montagem de Veículos e Equipamentos de Transporte - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na Indústria de Montagem de Veículos e Equipamentos de Transporte. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria de Plástico - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na Indústria de Plástico. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria de Produtos de Metal, Máquinas e Equipamentos - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na Indústria de Produtos de Metal, Máquinas e Equipamentos. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria de Telecomunicações - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na Indústria de Telecomunicações. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores da Indústria em Geral - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham na indústria em geral. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança e Saúde para Trabalhadores do Setor de Eletricidade - 1h 30 minutos
Curso básico para pessoas que trabalham no setor de Eletricidade. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho
Segurança e Saúde para Trabalhadores Jovens da Indústria em Geral - 1h 30 minutos
Curso básico para jovens que trabalham na indústria em geral, principalmente os que atuam no primeiro emprego. O tema é segurança do trabalho para prevenção de acidentes de trabalho.
Segurança em Escadas - 40 minutos
O curso foca nos deveres do empregado ao usar uma escada - inspeção antes do uso, montagem adequada da escada, e como trabalhar com segurança enquanto estiver na escada.
SIMPLOT (Sistema de Informações sobre Materiais Perigosos no Local de Trabalho) para Gerentes e Supervisores - 1 hora
O propósito deste curso é ajudar os gerentes e supervisores a entenderem as suas responsabilidades de segurança e saúde, em relação às questões ligadas a SIMPLOT.
SIMPLOT (Sistema de Informações sobre Materiais Perigosos no Local de Trabalho) para Trabalhadores - 1 hora
Os participantes aprenderão sobre os símbolos do SIMPLOT e seu significado, os rótulos dos produtos e Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ).


Acessa o link: http://pro-sst1.sesi.org.br/portal/main.jsp?lumPageId=FF80808133EA8BE90133F58B903F0FB1&lumI=eLearning.listaCursosItems&itemId=8A90152A34CE710C013520E66F2F5E85

Fonte: http://pro-sst1.sesi.org.br