sexta-feira, 8 de março de 2013

Porque falta Mão-de-obra qualificada?


Autor: Heverton Soares

Muito se houve falar que existem inúmeras vagas de emprego no mercado, mas, o que falta é mão-de-obra qualificada.
 

Empresa

Os gestores constantemente apontam um “gargalo” na qualificação profissional, afirmando que faltam pessoas qualificadas para ocuparem lugares nas organizações. Que são necessárias pessoas com uma boa formação e experiência.
 

Colaborador

A maior parte das pessoas que hoje, se encontram desempregadas não é por falta de qualificação profissional, mas de uma exigência quase irreal por parte das empresas. As organizações exigem um enorme tempo de experiência comprovado na carteira de trabalho, excelente formação profissional, cursos de especialização na área que atua, e referência dos últimos empregos.

Observem os passarinhos; quando alguém andando por uma mata fechada, viu em seu redor, pássaros mortos por terem se alimentado de frutas venenosas? Isto raramente acontece, pois, os seus pais não querem que isso aconteça e ensinam aos seus filhos desde pequenos a diferença entre as frutas comestíveis e as venenosas.

Existem exceções de pássaros que morrem ao se alimentarem de frutas venenosas... Observe aqueles filhotes nascidos em cativeiro longe da natureza, ali seus pais não tem como lhes ensinar. Vindo o pássaro a escapar, logo foge para a natureza e lá não sabe como se alimentar adequadamente, vindo a fome se alimenta das primeiras frutas que ver, se for elas boas, viverá, sendo venenosas morrerá.

Se realmente á escassez de profissionais qualificados, não é em tudo falha das pessoas por “não” se preparem adequadamente. Observe a história dos pássaros, os pais ensinam aos filhos desde pequenos á diferença entre as frutas comestíveis e as venenosas. Então organizações; sejam prudentes e passem a olhar mais para seus colaboradores internos! Invistam neles! Mais vale o capital humano do que o capital de giro!

 
A verdade!

Qual é mais fácil? Colocar um anúncio de emprego ou acreditar, fidelizar e investir em seu capital humano?

Seria melhor para as empresas e para o mundo, investir naqueles colaboradores mais humildes que nem terminaram o ensino fundamental, porque começaram a trabalhar cedo para ajudar em casa, incentivá-los a voltarem para escola e terminarem seus estudos, inclui-los em projetos e treinamentos, motivá-los a fazer cursos e aperfeiçoarem suas habilidades, e darem a eles oportunidades para crescerem dentro da própria organização.

Isso é muito mais que uma bela gestão, é um exemplo de vida! O mundo é formado e conduzido por pessoas, então que sejam elas pessoas boas e bem preparadas!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário