domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril: Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho








Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes e trabalho. Cento e sessenta milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. Esses números representaram uma verdadeira guerra contra os trabalhadores,  fruto da ganância dos patrões e do descaso dos governos capitalistas.

Seja os trabalhadores nas obras da construção civil, nas fábricas, nas ferrovias, estradas, e, inclusive, os funcionários da saúde, a realidade é a mesma. O trabalho, que é um meio de vida, transforma-se e torna-se  o motivo de doenças e morte dos trabalhadores.

Como surgiu o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho 

A data em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

 No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.
         Segurança é vida!

Enviado por: Eliane Bantim - Técnica de Segurança do Trabalho - Ingra Calçados - Barbalha - Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário