terça-feira, 17 de junho de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Morre no HRC frentista intoxicado por derivados de petróleo

Demontier Tenório
(Foto: Ilustrativa)
Por volta do meio dia desta segunda-feira morreu em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro do Norte, o frentista Raimundo Nonato Mascarenhas Xavier, de 53 anos. Ele residia na Rua Assis de Melo, 238 (Bairro Muriti) em Crato e estava internado há algumas semanas por conta de uma intoxicação crônica causada por produtos químicos derivados de petróleo.

Durante muito tempo, Raimundo Nonato trabalhou como frentista em postos de combustíveis daquela cidade. Ultimamente apresentava quadros de tosse, dificuldade respiratória, confusão mental, taquicardia, náuseas e vômitos. Normalmente, a falta de cuidados nessa atividade profissional evolui para uma doença chamada pneumonite química por aspiração. O corpo dele foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro.

PESQUISA – Uma recente pesquisa feita pela Universidade de São Paulo detectou que frentistas de postos de gasolinas estão sujeitos, também, a perdas visuais, principalmente na capacidade de discriminar cores, por conta da exposição aos solventes existentes na gasolina. Uma situação que, as vezes, passa despercebida nos exames oftalmológicos convencionais. Os frentistas têm contato diário com solventes da gasolina como benzeno, tolueno e xileno, e não há um controle normativo forte.

Na região do Cariri, é comum ver tais profissionais sem fazerem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Alguns postos não possuem enquanto, noutros, o proprietário não exige ou o funcionário não costuma usá-los sem imaginar futuros problemas de ordem neurológicos e respiratórios. De acordo com estudos, não existem parâmetros de segurança para a exposição à mistura de substâncias presentes na gasolina.

Fonte: http://miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=122589

Nenhum comentário:

Postar um comentário