terça-feira, 14 de maio de 2013

Postura ideal para caminhoneiro

Profissionais que trabalham sentados devem atentar-se à postura 
"O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada, faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas..."


 Devido ao longo período na mesma posição, os trabalhadores adotam hábitos posturais inadequados buscando uma adaptação e desenvolvendo assim desconfortos posturais. 
    A maioria das pessoas passa grande parte de seu tempo sentada, para diversas atividades de trabalho. Um exemplo é o motorista. Essa posição aparentemente inofensiva é quem mais agride a coluna. A postura requer atenção dobrada dos caminhoneiros ao longo de suas viagens. Na posição sentada o peso do corpo é apoiado nas tuberosidades isquiáticas (ossos do bumbum) e nos tecidos moles circundantes. O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada, faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços. 
    A fadiga do trabalho sentado esta relacionado com a permanência da postura, por esse motivo é indicado que o motorista faça pausas durante seu dia de trabalho. 
    Dicas para que um caminhoneiro tenha uma boa postura na posição sentada: 
1º Dirigir com os braços e pernas ligeiramente dobrados, para diminuir as chances de lesões; 
2º Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus; 
3º Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos; 
4º Manter os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evitar apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando também são medidas que ajudam os motoristas a manterem uma boa postura e a não colocar em risco sua saúde física enquanto dirigem; 
5º Segurar o volante com as duas mãos, na posição dos ponteiros do relógio marcando 9 horas e 15 minutos, para que seja possível enxergar o painel e acessar os comandos do veículo; 
    Uma forma de prevenir a má postura sentada é através de programas preventivos. Recomenda-se a mudança de postura, para proporcionar momentos de pausa, e possibilitar maior movimentação corporal. Há também a necessidade de mudanças de hábitos e costumes, praticar atividades físicas, evitar os vícios posturais e adquiridos ao longo da vida e no trabalho. 

Professora: Ana Ligia de Oliveira 
Acadêmicas: Denize Bernardi 
Graziela Candido 
Miriam Henrique

Fonte: http://jornalrazao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário