quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Crime Ambiental no Crato

Quem passa pela Rua do Cruzeiro (Bairro Pinto Madeira) em direção ao Bairro Mirandão, surpreende-se com o desmatamento realizado na área. Tanto os Agentes Ambientais tem recebido diversas reclamações (e tem agido) como o comentário entre a própria população do entorno do empreendimento (mais um conjunto de residências) é de indignação. Não sou contra construção em qualquer área, contanto que seja de maneira responsável e cumprindo a Legislação Ambiental. O referido trabalho de terraplanagem tem assoreado (coberto) o rio que passa naquele local. Como mostram as fotos. Apesar da promessa de realizar uma canalização, o estrago foi feito. Além de que não foi pensado no período de intensa chuva em que o rio transborda, não tem canalzinho que dê jeito. Será que esse empreendimento trará mais uma bomba para o Crato? Não basta o Rio Grangeiro quando transborda e ainda teremos mais um? Quantas residências ficarão em área de risco de inundação? 

 A Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98 | Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 diz o seguinte:  'Art. 50-A. Desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente: (Incluído pela Lei nº11.284, de 2006)' é crime! Com certeza a obra não tem licença para isso. Então é crime. Veja as fotos, comente  e compartilhe! Vamos cobrar  providências.


Foto 1 - Local onde está ocorrendo crime ambiental
Na subida para Mirandão
 Passagem do rio
 Parte do leito do rio


 Rio já assoreado
 Assoreamento


 Rio totalmente assoreado


Charles Galdino

2 comentários:

  1. Quais os procedimentos realizados pela SEMACE em relação a esses crimes ambientais até agora ?

    ResponderExcluir
  2. Nada.... Liguei para a SEMACE e conforme eles a fiscalização vem de Fortaleza. Tudo tem que ligar pra lá. Já a SEMAC (Secretaria de Meio Ambiente de Crato) enterrou o processo. Tá aguardando num sei o que!!!! pra tomar uma atitude, mas não multou até agora. O processo tá rolando e nada vejo acontecer!!!

    ResponderExcluir