segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Plano de carreira


Autor: Heverton Soares
 

Muitas pessoas começaram a optar por empresas que possuem Plano de carreira, porque acreditam que terão maiores e melhores oportunidades de crescimento e receberam investimentos da organização.
 

Visão empresa
 

Os gestores de hoje procuram atrair e reter talentos através da valorização do seu “capital humano”. Acreditam que investir em treinamentos e cursos para aperfeiçoamento, dará mais segurança para seus colaboradores, sendo assim, ganharão confiança e credibilidade. No entanto, esta nova ferramenta não é utilizada em todos, e sim, em poucos, somente aqueles que demonstrarem interesse e trazerem resultados terão esta oportunidade.
 

As empresas que optam pelo plano de carreira avaliam prudentemente seus colaboradores, pois, investir em uma pessoa não dar garantia que ela irá permanecer na organização. A concorrência é muito grande e desleal, uma remuneração maior e benefícios podem “balançar” á muitos. Nenhuma empresa quer preparar e armar seus concorrentes.
 

Investir em seus colaboradores é abrir inúmeras portas para aqueles que realmente desejam vestir a camisa da empresa e trazerem resultados, é desenvolver seus próprios talentos e fidelizá-los.
 

Visão colaborador
 

O plano de carreira por parte do colaborador é traçado por etapas;


° Escolha da área de atuação.
 

O colaborador deverá escolher uma profissão que tenha a ver com o seu “eu” não adianta querer ser médico cirurgião, e desmaiar quando vê sangue.
 

° Especialização na área escolhida.


É necessário se manter atualizado sem perder o foco, inovar sempre na área em que atua, ou seja; curso técnico, superior, mestrado e MBA no mesmo segmento. A meta é se especializar em uma determinada área, não se tornar mediano.
 

º Definição de Organizações a se trabalhar.
 

É essencial encontrar uma empresa que se identifique com o seu perfil, um jovem recém formado em Web Design, terá muito mais oportunidades de crescimento em uma empresa que atua exclusivamente nas criações de web sites, blogs e sistemas do que uma empresa que atua em outra área, mas, necessita deste serviço.
 

Conclusão
 

Concluímos que o plano de carreira é essencial para as organizações continuarem crescendo e desenvolverem seus próprios talentos, do que contratar um profissional já consagrado e esgotá-lo. Mas, é fundamental para os colaboradores traçarem suas metas e saberem aonde querem chegar e o que irão fazer durante a sua jornada para atingirem seus objetivos.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário