terça-feira, 18 de dezembro de 2012

SEGURANÇA DO TRABALHO SERÁ OBRIGATÓRIO NOS CURSOS TÉCNICOS


"A iniciativa foi tomada após a celebração do Protocolo de Cooperação Técnica entre o Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho com os Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e com a Advocacia Geral da União. O objetivo é unir esforços para a implementação de medidas e ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho." Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.
Essa é uma medida que sempre defendi, pois será um passo importantíssimo na intensificação da prevenção de acidentes.
Os cursos técnicos, até hoje, apenas preparavam o profissional para as questões de produção/manutenção e esqueciam totalmente que esses profissionais têm responsabilidades civis e criminais quando acontece um acidente. 
Esse será um grande passo para o setor preventivo, mas ainda temos uma lacuna muito grande na grade curricular dos ensinos técnicos, que é a falta de preparação desses profissionais para a área de relações humanas. É fato que muitos técnicos não têm a mínima condição de comandar pessoas. Não sabem se comunicar e muito menos como resolver questões que envolvem a psicologia do trabalho/relações humanas. Ao contrário do curso de TST (os cursos antigos não contam), tem as disciplinas que nos preparam paratrabalhar com pessoas.
Creio que seria de muita importância incluir, pelo menos uma base de relações humanas na grade curricular dos cursos técnicos. Seria um complemento de peso no tratamento correto de questões que envolvem diretamente a prevenção de acidentes.
De qualquer forma, temos que comemorar esse avanço que, penso eu, facilitará muito o nosso trabalho.
E você, o que acha dessa novidade? Deixe sua opnião nos comentários!!

Fonte: http://www.temseguranca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário