terça-feira, 18 de setembro de 2012

As mulheres conquistando seu espaço no mercado de trabalho




Autor: Heverton Soares

Em toda a sua vida a mulher sempre encontrou muitos obstáculos em sua caminhada, a mulher estava cativa. Mas, a mulher sabia que podia fazer mais do que ser submissa e que tinha qualidades impressionantes como as dos homens. A mulher sempre acreditou no seu potencial e no século passado começou a lutar pelos seus direitos. As mulheres aos poucos foram conquistando todos os seus direitos inclusive o seu próprio espaço no então sonhado mercado de trabalho e até na política.

       Hoje é possível dizer que as mulheres realmente conquistaram seu espaço na sociedade. Mas, seria correto dizer que a mulher finalmente ganhou espaço no mercado de trabalho? As mulheres ocupam cada vez mais cargos de extrema importância no mercado, a mulher consegue administrar de forma sensata e prudente. No entanto, ainda é preciso continuar lutando, pois, a mulher mesmo ocupando cargos superiores não recebe como deveria. As mulheres recebem bem menos do que os homens na sua mesmo categoria, ou seja, ocupam os mesmos cargos que os homens, mas, recebem menos do que eles fazendo as mesmas coisas. Isso pode ser facilmente comprovado através do novo portal criado pelo Governo do Estado de São Paulo, denominado Salariômetro (www.salariometro.sp.gov.br). Onde temos a possibilidade de verificar que as mulheres com a mesma idade e a mesma formação recebem um salário menor que os homens nas mesmas condições.

       Isso comprova que ainda existem falhas e desigualdade entre homens e mulheres no mundo corporativo. Se as mulheres teem o mesmo nível de estudo, a mesma carga horária e ocupam os mesmos cargos. Por que receber menos por isso? A sociedade ainda vive em uma época ultrapassada.

       Se as mulheres recebem a mesma cobrança que os homens, devem ser remuneradas da mesma forma. É uma questão não somente mais de direitos, mas, de justiça também.

       Concluímos que a luta por igualdade ainda não acabou, ainda há muito a ser feito. O caminho é longo e possuidor de grandes obstáculos, mas, as mulheres ainda precisam continuar lutando pela igualdade de direitos e fazer com que o mundo reconheça sua capacidade.

Artigo escrito com a colaboração de Patricia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário