terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cursos indicados para Técnico em Segurança do Trabalho


Hoje vamos indicar cursos para Técnico em Segurança recém formado melhorar o currículo
Muitos TSTs ficam em panico sem saber quais cursos devem fazer. Essa  postagem veio para dar uma direção. 
A especialização através de cursos é importante para melhorar currículo e para dar mais bagagem ao profissional.

formação extra pode se decisiva na disputa profissional por uma vaga de trabalho.

É importante que antes de fazer algum curso pensemos em onde pretendemos atuar, e a partir daí podemos definir quais são os cursos indicados para a referida área de atuação.

Por estar recebendo algumas perguntas sobre esse tema senti a necessidade de fazer essa postagem. E para que não ficasse só nas minhas opiniões solicitei a ajuda do pessoal do Grupo SST Segurança do TrabalhoGrupo esse que é moderado pelo brother Rodrigo Santos.
O Grupo SST Segurança do Trabalho é o grupo mais quente sobre SST no Facebook, te convido a juntar-se a nós!
  
Abaixo temos cursos que se aplicam a qualquer área onde pretendemos trabalhar. São cursos básicos e necessários, veja:

CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
É importante que todo TST tenha CNH. Pode acontecer e acontece muito de o TST ter que levar alguma pessoa acidentada ao hospital. As empresas maiores possuem até ambulância, ter CNH é fundamental.
Já ví TST ter que sair no meio de uma entrevista coletiva de emprego por não ter CNH, na empresa em questão ter CNH era indispensável para o TST visitar as filiais da empresa.

Primeiros Socorros
Esse está na grade curricular do curso de TST não é mesmo! Mas, se seu curso foi meia boca é bom procurar uma forma de fazer esse curso à parte. Imagine se está trabalhando em uma empresa e acontece algum acidente com fratura exposta… Se não souber como agir fica difícil, não é!

Curso de inglês
Se pretender concorrer à vaga de trabalho em multinacionais ter um curso de inglês é básico. Se não irá para esse tipo de empresa o curso passa a ser opcional.

- Curso de elaboração de PPRA
Se curso e no estágio não aprendeu na prática, ou seja, se não fez nenhum PPRA, é bom estudar a possibilidade de fazer um curso de elaboração de PPRA.
Técnico em Segurança do Trabalho que não sabe elaborar PPRA é o fim da picada!

Dica extra: Tenha controle sobre o PPRA da sua empresa. Você tem que saber o que tem no PPRA da empresa e conhecer o cronograma de ações. Um cronograma de ações que não é cumprido vira uma arma contra a própria empresa.
Minha primeira ação quando consegui meu primeiro emprego na área, foi tirar a elaboração do PPRA das mãos da consultoria. Tem muito Técnico em Segurança do Trabalho que não elabora o PPRA da empresa por que não quer, ele até tem tempo para isso, mas, não faz. Depois perde o emprego e não sabe por que. Falta de ação leva e demissão!
No curso de CIPA temos que ministrar prevenção e combate a incêndio. É tema obrigatório, a menos que na sua empresa não tenha risco de incêndio o que é raro.
Para ensinar ou ministrar temos que estar conhecer com certa profundidade o tema. O curso de brigada então é muito útil.

Curso como falar em público
Se tiver dificuldade para falar em público esse curso é muito importante. Afinal TST tem que saber falar em público, isso é básico, não tem como ministrar treinamentos se não souber.


CURSOS ESPECÍFICOS

Curso de NR 10
Para quem pretende trabalhar no ramo de eletricidade é importante ter ao menos o Curso de NR 10. Isso irá ser um diferencial, e se destacará dos demais na hora de concorrer à vaga.

Curso de NR 35 Trabalho em Altura
Para quem pretende trabalhar em empresas que tem trabalho em altura se qualificar com esse curso é importante.

Instrutor de Trabalho em Altura
Terá que treinar funcionários sobre trabalho em altura? Então esse curso é fundamental.

Para quem pretende trabalhar na Petrobrás
Curso de QSMS – Qualidade saúde meio ambiente segurança do trabalho.
Curso de CBSP – Curso Básico de Segurança de Plataformas.

Para quem pretende trabalhar em espaço confinado
Curso de NR 33 Trabalho em Espaços Confinados.

CONCLUSÃO
Dependendo de onde podemos atuar as opções são muitas. Além dos cursos presenciais temos os cursos online que são uma ótima pedida. Na era da informação os cursos online adquiriram um valor significativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário