terça-feira, 22 de maio de 2012

Está difícil manter o foco? Veja algumas dicas para recuperá-lo





Por Infomoney

Por mais que você goste do seu trabalho, ficar oito horas dentro de um escritório, sentado em frente a um computador, é o cenário perfeito para a dispersão, o que, consequentemente, acaba por impactar a produtividade e qualidade do trabalho.

“Ter foco significa gerir alguns processos. Mas, se há desconforto, seja na vida pessoal, como na profissional, certamente, a pessoa terá uma diminuição desta capacidade”, explica o sócio da Alliance Coaching, Sílvio Celestino.

Entretanto, de acordo com ele, esta não é uma situação sem solução, pois algumas medidas simples podem ajudar o profissional a dispersar menos.

Dicas


Reflita: primeiramente, diz o especialista, ao perceber que a perda de foco é recorrente, procure fazer uma reflexão, respondendo três perguntas: “o que me incomoda internamente?”. Ou seja, analise se você está com alguma dor, algum problema de saúde, ou mesmo emocional, que podem estar tirando sua atenção.


A segunda pergunta é a seguinte: “o que me incomoda externamente?”. Neste caso, deve-se analisar o ambiente e os relacionamentos, tanto os pessoais como os profissionais. Já a terceira e última pergunta “como vou lidar com isso?” deve buscar repostas para resolver as situações

Lista de aturação: a segunda medida sugerida por Celestino é fazer a chamada lista de aturação, que nada mais é do que listar tudo que você está “aturando”. Assim, pegue uma folha e escreva, por exemplo, itens que precisam de conserto na sua casa pois, esse tipo de coisa, diz o profissional, vem à mente quando a pessoa está trabalhando.

Da mesma forma, se há algo precisando ser arrumado ou modificado no trabalho, faça também uma lista para este ambiente e procure o responsável para verificar se é possível resolver problema.

Exercício físico: os exercícios físicos também são aliados de quem quer manter o foco no trabalho, especialmente se a profissão da pessoa exige mais o trabalho intelectual. Além disso, durante o trabalho é interessante que a pessoa caminhe um pouco de tempos em tempos para ajudar a manter o foco no trabalho.

Presenteie-se: por fim, lembra o especialista, o excesso de atividades e, sobretudo, de adversidades enfrentadas no trabalho, também ajudam as pessoas a dispersarem. Portanto, diz Celestino, ao enfrentar adversidades no trabalho, presenteie-se, faça algo que gosta, pois isso ajuda a manter o foco da próxima vez que a pessoa enfrentar problema, ou situação parecida!


Fonte:  Portal Gestão de Pessoas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário