segunda-feira, 14 de maio de 2012

SESI promove 3a. Jornada de SST



O Serviço Social da Indústria (SESI/CE) promove nos dias 31 de maio e 1° de junho a 3a. Jornada SESI de Medicina e Segurança no Trabalho, com o tema Novos Cenários da Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. O encontro, que será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pela manhã e tarde, contará com programação envolvendo cursos, palestras e mesas-redondas. Este ano, o evento contará com a participação de René Mendes, um dos maiores expoentes da medicina do trabalho no Brasil. Dentro da distribuição da jornada, o primeiro dia será destinado a realização dos cursos Toxicologia Ocupacional, a ser ministrado por Satoshi Kitamura; e Ruído e Perda Auditiva, com a fonoaudióloga Ana Cláudia Fiorini.

No segundo dia do encontro, estão previstas, pela manhã, a conferência A Política Nacional de Segurança do Trabalho (PNSST 2011) analisada como fato portador de futuro: Identificando, Aprendendo e nos Preparando e a mesa-redonda PNSST. A conferência será ministrada por Renê Mendes. A mesa-redonda contará com as participações do secretário de Saúde do estado, Arruda Bastos; Zélia de Albuquerque, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Fortaleza; e Francisco Xavier Leal, perito do INSS. No período da tarde, ocorrem a conferência Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho e a mesa-redonda Gestão de SST.

A jornada de SST faz parte das ações do Centro de Estudos do SESI, no qual são discutidos temas relacionados à saúde e segurança do trabalho no âmbito da instituição. Em 2010, dois grandes eventos foram promovidos, a 1a. Jornada de SST e o 1o. Simpósio Interno de Temas Livres. No primeiro, realizado em abril, ocorreram cursos sobre ergonomia e acidentes de trabalho, dentre outros. O simpósio serviu como incentivo aos colaboradores para a apresentação de trabalhos com vistas à aplicação diária, bem como aqueles que poderão ser absorvidos posteriormente para sua implantação. Em 2011, o tema da jornada foi Paradigmas Atuais na Prevenção Física e Psíquica Laboral, tendo sido tratados aspectos da gestão do absenteísmo e da saúde mental no trabalho, além de Ler/Dort e assédio moral.

Mais informações pelo telefone 85 3421 5808.   
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário