sábado, 12 de maio de 2012

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes


O que é SIPAT e para que serve
Nessa postagem conheceremos o que é SIPAT.
Sendo um evento anual da empresa e obrigatório por lei, é necessário que todos a conheçam, e saibam da sua importância.

O que é?

A SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes é o nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho de trabalho e doenças ocupacionais.


Legislação

Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”,  “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)” .



É obrigatório a partir de quantos funcionários?

A Norma não especifica o tamanho da empresa nem a quantidade de funcionários que a empresa deve ter para ser obrigada a organizar a SIPAT, com isso vemos que é uma atividade obrigatória em todas as empresas, independente de tamanho ou segmento.



Duração e freqüência

Como o Próprio nome deixa claro, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana (embora algumas empresas façam em muito menos disso). E é um evento anual.



Organização

É muito importante que CIPA e SESMT se reúnam com antecedência para fazer levantamento de custo, e planejamento de todo o evento e posteriormente apresentem ao empregador, para que seja definido o rumo da SIPAT.



Objetivos Gerais

A SIPAT busca através de Palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção contra os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É uma aliada muito interessante em favor da conscientização do trabalhador, e quando bem organizada serve até como fator de integração entre a CIPA funcionários da empresa e SESMT.



Objetivos Diretos

É importante definir um objetivo para a SIPAT, pois através dela se pode até combater algum problema comportamental específico na empresa Ex: alcoolismo, drogas, tabagismo. Por isso é tão importante a escolha de um bom tema.

Fonte: www.segurancadotrabalho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário