quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ninguém se cura de ser humano



Posted: 22 May 2012 05:58 AM PDT
Por Leonardo Marioto

 Ninguém se cura de ser humano, até mesmo as pessoas que achamos que são tão poderosas assim, continuam sendo humanas. E o que é ser humano? O que não tem cura? Ser humano é passar por dificuldades ao longo da vida e passar por inseguranças ao longo de nossa trajetória. O não se curar de ser humano é o ideal almejado não alcançado, ideal este que nunca será obtido, pois como o próprio nome já diz, é o ideal, ou seja, algo idealizado por nós que foge da realidade e nos projeta para a irrealidade.
Todos nós idealizamos algo em como ser e se portar diante da sociedade. Eu admiro pessoas que fogem destas idealizações e vivem a vida ao modo que desejam, sem as perturbações que a sociedade nos impõe de ser isto ou aquilo, dizendo ser aceitável ou não. Pessoas com maiores elaborações mentais e pessoais se libertam destes padrões impostos e vivem a vida ao modo que desejam, mas como sempre friso em meus artigos, viver ao seu modo contém consequências também, consequências estas que você terá de suportar. Sustentar suas escolhas é suportar as consequências destas escolhas. Ser você mesmo diante dos padrões impostos é uma tarefa muito difícil e tem que ser muito centrado em si para conseguir tal ato. Centrado em si mesmo não quer dizer egoísmo, mas sim ser coerente com suas opiniões e ideias e praticá-las onde estiver que esteja.
Ninguém se cura de ser humano. Ninguém se cura das inseguranças, todos nós somos seres inseguros em algum aspecto da vida. Seja no trabalho, nas relações afetivas, seja consigo mesmo, seja com seu parceiro, seja com o que for, a insegurança fará parte de nossas vidas, entretanto, podemos sim diminui-la de tamanho com a conquista da maturidade e de nossas elaborações pessoais. O que é elaboração? Elaboração é a digestão de tudo que nos faz ‘’mal’’, é o remédio amargo que temos que tomar para podermos seguir em frente. Às vezes este remédio é muito amargo, porém se faz necessário para a nossa própria vivência. Ser humano é isto. É ser detentivo de seguranças e inseguranças, de felicidade e tristeza, de afetividade e solidão, ser humano é isso e muito mais. É conquistar o seu espaço diante do contexto em que está sendo vivenciado com instabilidades e incertezas, é o não ficar na moita e não ter medo de se arriscar, pois só com o arriscar-se que iremos construindo nossa própria vida e personalidade, sentindo cada passo dado. Ninguém se cura de ser humano, ninguém terá toda razão do mundo ou toda segurança do mundo, mas podemos lidar melhor com cada aspecto que pode nos deixar para baixo.
Portanto esqueça aquela pessoa que se passa pela tal, ou seja, que demonstra ter a maior segurança do mundo, pois ela não tem, ela é humana. Não se deixe levar por pessoas que pareçam saber mais do que você, pois ninguém é ideal em tudo que faz, ela sempre terá o calcanhar de Aquiles, como todos nós, seres humanos, temos. Além do mais a arrogância vem da insegurança, e a humildade vem da segurança.
Mais artigos do mesmo autor disponíveis em: www.leonardomarioto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário