quinta-feira, 17 de maio de 2012

Luxação - Como proceder nos Primeiros Socorros


O que é Luxação?
  Primeiro de tudo temos que saber reconhecer uma luxação, causa o desalinhamento das extremidades ósseas de uma articulação (veja foto), fazendo com que as superfícies articulares percam o contato entre si, ou seja é o desencaixe de um osso da articulação, pode ser provocada por diversos fatores como por exemplo uma forte pancada ou simplesmente uma fraqueza muscular importante.

Sinais e Sintomas:

- Edema;
- Dor ( a dor aumenta ao movimentar a articulação)
- Deformidade no local (normalmente encontra-se uma saliência no local)
- Perda parcial ou completa dos movimentos do local afetado

Primeiros Socorros

Imobilização do membro afetado
  A luxação, o socorrista deverá proceder como se fosse um caso de fratura, imobilizando a região lesada, sem o uso de tração. No entanto, devemos sempre lembrar que é bastante difícil distinguir a luxação de uma fratura.
  Os primeiros socorros em caso de luxação de ombro, no dedo, no joelho, no tornozelo, no pé ou de qualquer outra parte do corpo, são:
  • Não forçar o membro afetado, dar à vítima algum medicamento para controlar a dor, por exemplo, e levá-la para o pronto socorro, pois requer um médico ortopedista para fazer o realinhamento da estrutura.
  Quando uma articulação encontra-se luxada ninguém deve tentar colocá-la de volta no lugar. Este procedimento quando mal realizado pode piorar a situação e causar problemas vasculares e pode até mesmo afetar o sistema nervoso periférico, causando ainda mais dor e incapacidade.

Tratamento para luxação

  O tratamento para luxação requer o reposicionamento dos ossos e por vezes imobilização da articulação por alguns dias. Em alguns casos, pode ser necessário realizar fisioterapia para tratar a dor, o inchaço e fortalecer os músculos envolvidos naquela articulação.


Fonte:   
http://www.prevencaonline.net       Luxação - Como proceder nos Primeiros Socorros • Nonos Prevenção Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário