terça-feira, 13 de novembro de 2012

O VALOR DO ESFORÇO


Etimologicamente, o termo esforço deriva do verbo “esforçar” que se traduz na ação enérgica do corpo ou do espírito na tentativa séria e honesta de fazer algo. 
Quanto ao esforço do corpo, este é esplendidamente visível a qualquer observador. Ocorre com aquele que participa de uma corrida, que escala uma montanha, ou que carrega pesos. Já o esforço do espírito é invisível aos olhos dos outros, mas esplendidamente claro aos daqueles que se esforçam em silêncio. 
Os esforços do espírito é o emocional, mental, sentimental, intelectual e se circunscreve somente à pessoa que se utiliza dele. É algo guardado que somente será revelado se algo extraordinário exteriormente acontecer. Se não, ninguém saberá que ele existiu e que fez parte durante algum tempo, longo ou curto, da vida do seu protagonista. O esforço é algo que se tece, trama-se na solidão. Ele é rico e importante para aquele que o realiza, pois demonstra a este toda a sua capacidade de vencer, de superar sozinho seus medos e dúvidas, trazendo um sabor todo especial de vitória a cada dia, a cada decisão tomada, a cada hesitação vencida. 

O esforço funciona como um escola de formação que prepara a pessoa para ser aquilo que o resultado de sua busca a transformará, por isso é muitas vezes difícil, e não rara vezes a própria pessoa é ao mesmo tempo seu conselheiro e confidente de seus mais secretos pensamentos. 
É no esforço que são testadas todas as capacidade de superação de uma pessoa. É no esforço que ocorre o autoconhecimento, a tristeza de se reconhecer muitas vezes incapaz e a alegria solitária de se reconhecer capaz de vencer o que está dentro e fora de cada aventureiro. 

O esforço é como um senhor justo, que cobra de seu humilde servo a perseverança, a humildade, o equilíbrio mental, a paz interior tão importante para o êxito. Mas também concede generosamente a este servo aprendiz a sabedoria, o discernimento, a paciência, o domínio próprio e a resiliência. Ao final, o esforço entrega um homem ou uma mulher prontos para os desafios que estão lá fora e com um esplêndido e notável sorriso de vitória a ser mostrado como um troféu arduamente conquistado, fazendo confundir a cabeça daqueles que nunca souberam de nada. Mesmo assim, a maior vitória de alguém esforçado encontra-se ainda escondido em seu interior: “O esforço chama sempre pelos melhores”, dizia Sêneca, um dos mais célebres filósofos romano. 

Todavia, deixar a glória do esforço somente para o final não é justo para com o esforçado. Aquele que se esforça deve saber que é vitorioso a cada dia e assim deve se sentir e comemorar seus pequenos ou grandes êxitos conquistados. É como uma viagem que se tem como destino um belo lugar. Se não for apreciada, deixando para usufruir somente quando se chegar, perde-se uma boa parte de seu encanto e razão de ser. Pois como dizia Mahatma Gandhi “A satisfação está no esforço e não apenas na realização final”. 
Faça do esforço um companheiro e um aliado e não o use apenas como uma medida necessária. Admire-o como um senhor mestre e aprenda com ele. Nunca se lamente, pois a vida está lhe dando uma oportunidade de se autoconhecer e de se ter na conta de um vencedor. 

Como um bom corredor que busca alcançar a linha de chegada, analise constantemente seus métodos, faça reparos, cheque suas emoções e motivações e acima de tudo tenha uma meta sempre clara diante de si. 

Raquel Michelline - http://raquelmichelline.blogspot.com.br/

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário