sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os colaboradores e a imigração


Autor: Heverton Soares

Hoje está cada vez mais complicada para muitas organizações manterem seus colaboradores, a imigração está tomando conta do mundo corporativo.

A remuneração está deixando de ser o único atrativo, os profissionais estão buscando incessantemente maiores e melhores oportunidades de crescimento dentro das empresas. O plano de carreira é um dos recursos que as organizações estão usando atualmente para reterem seus talentos.


O que faz um colaborador recorrer á imigração?

As empresas cobram qualidade, habilidade, competência e resultados, as exigências são muitas, e quando os colaboradores não se sentem valorizados e reconhecidos, eles tendem a desacreditar em uma futura oportunidade de crescimento. Isto acarreta em insatisfação e pesa muito nas decisões de um profissional. Qual convidado continuaria em uma festa que não está sendo bem tratado?


Normalmente os gestores exigem mais dos bons colaboradores, mas, o que são os bons colaboradores? São aqueles que vestem a camisa da empresa, que usam suas habilidades e competências a todo o momento. Eles trazem mais resultados para a empresa, possuem mais confiança de seus superiores. Por isso são mais cobrados, pois, seus gestores sabem de seu potencial. Por isso, quando um bom colaborador, percebe que a empresa está satisfeita com seu desempenho, e mesmo assim, não demonstra isso claramente para ele, e não lhe propõe nenhuma melhora. Ele perde totalmente a sua motivação.


Os riscos da imigração

As pessoas que optam pela imigração devem ser muito cautelosas e prudentes, mudar de empresa apenas pelo fato de ter qualidades e não se sentir aproveitado, pode se tornar uma tragédia. As organizações não avaliam simplesmente o fato de o colaborador ter conteúdo e trazer resultados. Existem vários modelos de filosofia corporativa, algumas organizações não promovem colaboradores com menos de um ano ou mais de empresa, exigem que seus colaboradores sigam uma diretriz, passando por vários setores e funções até alcançar uma vaga. Sem contar que algumas empresas costumam exigir um determinado período de experiência.


Conclusão 
 

Fica claro então que, apenas tem qualidades e uma boa formação não é garantia de imigração bem sucedida, existem muitos riscos, sem falar de boas condições de trabalho, tempo, satisfação e prazer com o que faz.

Fonte: Blog: http://lidercoachgestao.blogspot.com.br/   e Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário