quarta-feira, 23 de maio de 2012

Placa 'DIAS SEM ACIDENTES'

   Devido a grande pressão por parte do MTE e dos movimentos sindicais e sociais, as empresas  tem buscado manter-se longe dos acidentes de trabalho. Passaram a ver que segurança é investimento e não gasto desnecessário.  Para evidenciar a redução nos acidentes de trabalho boa parte das empresas tem adotado a placa 'DIAS SEM ACIDENTES'. Apesar de sabermos que muitas empresas mascaram  os acidentes e não fazem a contagem justamente e honestamente,mas muitas ainda realizam de maneira correta. Mas a grande dúvida é como fazer a contagem através desta placa. Algumas empresas erroneamente usam da seguinte forma:


O número de dias do recorde inferior ao número de dias sem acidentes de trabalho. Isso é um erro. Eis  o motivo: Recorde é o período máximo sem acidentes. Como pode ter um recorde com o número inferior ao período máximo sem acidentes? O que existe é uma grande confusão. Se a placa estivesse dizendo que era o recorde anterior, veja a próxima placa...














Aí sim... O número de dias poderia ser superior ao recorde, que trata de um recorde anterior e o recorde atual é a contagem de dias sem acidentes. Caso não... a placa tem que ser semelhante sua contagem de dias sem acidentes ao recorde, como mostra a placa abaixo.







Portanto, ao instalar uma placa de contagem de dias sem acidentes, presta bastante atenção na contagem de dias para não errar. Mais uma coisa. Apenas zera o placar se houver acidentes de trabalho, não entra o acidente de trajeto. Apesar de ser um tipo de acidente de trabalho, não foi nas dependências da empresa, sendo assim, não zera o placar.


Charles Galdino Rodrigues
Técnico de Segurança


9 comentários:

  1. Caro colega Charles,

    onde consta as regras (normas) referente a
    placa de DIAS SEM ACIDENTES, e onde indica que
    não zera na ocorrência de acidente de trajeto?

    grato
    Rafael - tst

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Desculpa a demora! Não há uma legislação sobre o assunto. Veja o que diz a NBR 14280 - Cadastro de Acidente do Trabalho Procedimento e Classificação tratar do registro: '3.7.2 ACIDENTES DE TRAJETO Devem ser tratado à parte, não sendo incluído no cálculo usual das taxas de freqüência e de gravidade;'. O consenso é que não se aplica o acidente de trajeto na contagem dias sem acidente, devido o mesmo não ser computado para preenchimento do anexo da NR 4, portanto, usasse o mesmo padrão. A não ser que a empresa queira colocar. Mas convenhamos que essa placa é marketing da empresa e colocar mais acidentes... é difícil querer isso!

      Excluir
  2. Bom dia Charles Galdino Rodrigues
    onde consta essa informação e em que norma fala sobre placas refente a dias sem acidentes.E poq não entra acidente de trageto.
    att:jane eyre.

    ResponderExcluir
  3. Entendo que o acidente de trajeto nao é informado na placa pois é um tipo de acidente que independe de meios de proteção que a empresa possa gerar, o ambinte externo ao ambiente de trabalho vai muito alem de ações e medidas de eliminação, neutralização dos riscos. Portanto, uma vez que a empresa nao tem culpa do acidente de trajeto, ao menos que o transporte seja da propria empresa, nao há porque informá-lo na placa acidente zero. Mas se a empresa for responsável pelo transporte ai sim existem varios fatores que podem indicar a culpa da empresa, como falta de manutenção preventiva e corretiva nos veículos pr exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Charles.
    E que norma esta baseada a placa indicativa do numero de acidentes?
    Pois na empresa aonde trabalho, estamos querendo mudar ela de local.Da área externa para a interna ( Devido as intempéries e oxidações).
    Porem tenho medo que a mudança de localidade acabe trazendo algum maleficio para a empresa. Digo, multas ou não conformidades.

    Julio Izel/ Manaus-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma legislação sobre o assunto. Olha a NBR 14280 - Cadastro de Acidente do Trabalho Procedimento e Classificação tratar do registro. Essa placa é marketing da empresa e colocar o mais visível possível...é o melhor. Mas não há restrição em colocar onde a empresa desejar.

      Excluir
  5. Boa Tarde, quando ocorrer acidente sem afastamento (sem atestado médico) preciso zerar a placa ?

    ResponderExcluir
  6. boa tarde. a placa só é zerada quando há acidente com afastamento maior que 15 dias? infeiror a isso, mesmo tendo afastamento menor que 15 dias, a placa não é zerada. ?

    ResponderExcluir