quinta-feira, 19 de julho de 2012

Algumas diferenças interessantes entre culturas americanas e japonesas



Por Leonardo Marioto


Para podermos entender melhor como é o funcionamento das empresas devemos primeiramente compreendemos de suas culturas, ou seja, de suas culturas organizacionais. Muitas empresas pecam neste quesito quando resolvem abrir alguma de suas filiais em outros países, sem fazer uma pesquisa minuciosa sobre os gostos, costumes e principalmente da cultura do país em que está se pensando em adentrar.  Podemos citar alguns exemplos de direções de organizações em alguns países:
‘’Nos Estados Unidos, os líderes se focam nos resultados, nos lucros, na competitividade e na capacidade de promover mudanças. Assim como no Reino Unido, onde a principal preocupação da gerência das empresas é a mesma que a dos norte-americanos. A diferença, no entanto, é que este povo não deixa de dar importância para a comunicação e a persuasão em sua maneira de empreender. Este modelo de gestão é o que mais se aproxima ao do brasileiro, devido ao uso mais recorrente da comunicação, embora a cultura estadunidense também esteja presente. No caso da Alemanha, uma das características presentes no perfil dos gerentes é o foco na qualidade, mas o que país prima fundamentalmente é pela flexibilidade dos gerentes e pela sua capacidade de adaptação e de manter altos ritmos de trabalho. Estes requisitos também são comuns ao BrasilEstados Unidos e Reino Unido, o que explica, de acordo com a empresa responsável pelo levantamento, a facilidade de trânsito que os executivos dessas nacionalidades têm entre empresas situadas neste grupo de países. A DinamarcaMalásia e Índia fazem parte de outro perfil.  Possuem cultura mais diplomática, tomam mais cautela nos processos decisórios e tendem a ter mais tato com as pessoas, na comunicação, na disposição em ouvir e na previsibilidade de comportamentos. Entretanto, há diferenças. Na Índia, os gerentes têm mais facilidade de delegar tarefas, correr riscos e agir de forma independente, ao contrário dos outros dois países, onde a qualidade e a ortodoxia em procedimentos são preponderantes.’’ (Fonte Empresas.globo.com).

Muitas organizações não deram certo em determinados países por não saberem em que terrenos estavam adentrando, e isto é uma falha muito grave do alto escalão da empresa. Como já disse deve-se saber muito bem a cultura do povo em que você está introduzindo sua organização. Existem duas diferenças que devemos estar atentos  ao iniciar uma empresa em outro país. Seus aspectos intrínsecos da população como gostos, costumes, valores, princípios entre outras coisas, e outro fator importante como dito acima é de que forma que as empresas são geridas pelos seus participantes. Exemplificarei aqui as diferenças de direção entre empresas americanas e japonesas, ditadas por Ouchi e Jaeger (1978):

Empresas americanas: Emprego por um curto período; Tomada de decisões individual; Responsabilidade individual; Avaliação e promoção rápidas; Controle formalizado explícito; Trajetória de carreira especializada;

Empresas Japonesas: Emprego permanente; Tomada de decisões consensual; Responsabilidade coletiva; Avaliação e promoção lentas; Controle informal implícito; Trajetória de carreira não-especializada;

Para finalizar com um exemplo, muitas empresas japonesas se instalam nos países americanos e trabalham de acordo com suas próprias culturas (japonesas), por isto mesmo estando em outro contexto eles mantém suas culturas. Mas como disse sempre deverá haver uma flexibilidade para com a outra cultura do outro país, para dar certo este resultado.

Bibliografia: HALL, Richard H.; Organizações – Estruturas, processos e resultados; São Paulo, editora Pearson Pretience Hall, 2004. 8° ed.

Mais artigos do mesmo autor disponíveis em: www.leonardomarioto.com

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

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