quinta-feira, 19 de julho de 2012

Evolução de Líder para Coach


Autor: Heverton Soares
      
       Um Coach é usado para ajudar lideres atingirem um nível de liderança muito maior que o atual, o Coach ajuda os lideres a melhorarem as suas habilidades, comportamento, inteligência emocional a ter mais atitude.

       Se a empresa dispõe de um líder mediano, sua equipe de colaboradores terá resultados parecidos e pouco satisfatórios. Porém, se a corporação investe em um líder Coach, seus resultados com certeza serão extraordinários, pois esse nível de liderança sabe traçar estratégias de sucesso, estimular o potencial coletivo e individual dos colaboradores.

       Um líder começa a se assemelhar a um Coach, quando começa a personalizar o seu modo de liderar, ou seja, individualizando o tratamento com cada colaborador, além de traçar metas apenas para a equipe, e empresa... Começa a traçar metas para cada colaborador atingir em um determinado tempo. E faz uma avaliação de desempenho visando melhorias e aperfeiçoamentos.

       Quando o líder começa a criar diretriz e fizer planejamentos em longo prazo, a gerenciar melhor o seu tempo, e continuar personalizando todos os seus colaboradores. Visando resultados melhores e perfeitos; começa a evoluir de líder para coach. É uma evolução demorada e que não deve ser saltada nenhuma etapa, por menor que pareça. São nos detalhes que se definem e se vencem as grandes guerras.

       A evolução de líder para coach leva-se muitos anos de dedicação, experiência em lidar com conflitos, inteligência emocional, maturidade e principalmente amor pelo que faz. O líder começa a ser visto como um coach, através de suas boas obras. O seu marketing pessoal; mesmo quando liderado tem boas opiniões e é muito participativo e demonstra muito interesse e talento para liderar. Ajuda a lidar com conflitos, tem compromisso e principalmente conhece os valores da união, perseverança, empatia e paciência. Um líder não pode dizer a si mesmo: Vou me tornar um coach e se tornar um. 

       O líder que começa a ser visto que está evoluindo de líder para coach, é porque já foi notado que possui uma grande capacidade de controlar suas emoções e de trabalhar em equipe, e individualizar mesmo em equipe o seu modo de liderar cada um. Fazendo com que todos sejam vistos como atores principais em todas as conquistas. E começa a fazer com que cada um, dê o melhor de si, e seja notado todo o seu esforço e dedicação, sem ser chamado de bajulador.

       A parir do momento que o líder começa a estimular, motivar, traçar metas em equipes e individuais, avaliar seus colaboradores individualmente e como equipe. Começa o processo de evolução de líder para coach.

Agradeço a atenção de todos os leitores.

Colaboração de Patricia Lemos

Fonte: http://lidercoachgestao.blogspot.com.br/2012/01/evolucao-de-lider-para-coach.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário