terça-feira, 31 de julho de 2012

SSO - Especialista dá dicas para evitar doenças relacionadas ao trabalho


30/07/12

Um levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social revela que cerca de 570 mil pessoas são afastadas do trabalho por ano em decorrência de doenças do trabalho. As lesões referentes às doenças osteoarticulares são as principais causas de afastamento, sendo a dor nas costas a líder do pódio, com 160 mil licenças, seguida de problemas no joelho, com 107 mil licenças por ano, e a hérnia inguinal, com cerca de 80 mil afastamentos anualmente.
 
Segundo Daniel Mansur, especialista em ergonomia e usabilidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e consultor em ergonomia e fisioterapeuta do Hospital Badim (RJ), esses afastamentos podem ser evitados com a chamada Análise Ergonômica do Trabalho, determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para identificar possíveis erros posturais, que podem variar de acordo com a função desempenhada por cada profissional.
 
"Aqueles que trabalham com digitação, por exemplo, estão sujeitos a doenças que acometem os membros superiores, como bursite, tendinites; já os que trabalham com levantamento de carga estão sujeitos a doenças da coluna", explica o especialista.
 
O especialista afirma ainda que, além da postura, hoje há uma preocupação cada vez maior com outras doenças que afetam diretamente a dinâmica no trabalho. É o caso da depressão, que ficou em quarto lugar entre as principais doenças relacionadas ao trabalho, e que, junto com a hérnia de disco, também afasta cerca de 80 mil pessoas por ano do trabalho.
 
Veja as dicas do especialista para melhorar a postura e ter mais conforto no trabalho:
 
1. Conforto Visual
Mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule sua altura no máximo, de modo que fique na sua linha de visão. Se necessário, use o suporte de monitor. Para "descansar" a vista, procure olhar para objetos ou paisagens a mais de 6 metros por alguns segundos. É recomendável também piscar os olhos, repetidamente, por alguns segundos.

A iluminação do ambiente também é importante para o conforto visual. O local deve ser bem iluminado, mas o computador não deve ser posicionado próximo a janela. Para evitar reflexos, as superfícies, paredes e pisos devem ser foscas. Recomenda-se o uso de monitor de LCD ou o uso de tela anti-reflexiva.
 
2 - Apoio de punho
Regule também a altura do teclado até que fique na altura dos seus cotovelos. É importante que o punho fique neutro (reto) e o antebraço fique apoiado sobre a mesa enquanto estiver digitando.
 
3 - Apoiando as costas
Procure usar cadeira que possua encosto de tamanho médio. Quanto maior a superfície de apoio, melhor a distribuição do peso corporal e, consequentemente, melhor o relaxamento da musculatura. O revestimento deve ser macio e com forração em tecido rugoso.
 
4 - Apoio de pés
O correto é apoiar as plantas dos pés no chão. Por isso, regule a altura da cadeira. Se a cadeira não permite que a pessoa apoie os pés no chão, a solução é usar o apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.
 
5 - Acústica ideal
O ambiente de trabalho exige concentração constante. Por isso, o índice de exposição sonora deve ser inferior a 65 dB (A). É recomendável que as pessoas falem baixam e que não grite para falar com quem está próximo.


Fonte: SRZD, http://www.viaseg.com.br, Temseguranca

Nenhum comentário:

Postar um comentário