sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A cultura organizacional vista como um iceberg



Por Leonardo Marioto


A organizacional como já foi dita em vários outros artigos são os aspectos não palpáveis da organização. Como você pode ver na figura ela pode ser vista como um iceberg. Na ponta estão os aspectos formais e abertos e mais profundamente estão os aspectos informais e mais ocultos. 

Ela pode ser comparada como um iceberg, segundo Chiavenato (2009), pois nela existem várias camadas e quanto mais aprofundamos estes níveis tanto maior é a dificuldade de alterá-los. No topo além de termos os ‘’Arteftos’’ como a figura mostra, temos também os aspectos físicos da organização como prédios, instalações, móveis entre outras coisas que podem ser modificadas mais facilmente. Na medida em que vamos nos aprofundando mais estas camadas fica mais difícil de alterá-las, pois estão enquadradas os valores, pressupostos, ou seja, as coisas não palpáveis da organização, onde são aspectos mais difíceis de serem alterados, pois lidam com valores, princípios, e principalmente, pessoas que são um dos “recursos” (particularmente não gosto de utilizar a palavra recurso se referindo à pessoas, pois estas não são mais consideradas apenas mais um recurso como recursos financeiros, e sim em algo mais importante) mais complexos de lidar.

Aspectos formais, abertos e informais e ocultos da pirâmide  da cultura organizacional retirados do livro “CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O capital humano das organizações”:

Por Idalberto Chiavenato:

Aspectos formais e abertos:
·         Estrutura organizacional
·         Títulos e descrições de cargos
·         Objetivos organizacionais e estratégias
·         Tecnologia e práticas organizacionais
·         Políticas e diretrizes de pessoal
·         Métodos e procedimentos de trabalho
·         Medidas de produtividade e medidas financeiras.

Aspectos informais e ocultos:
·         Padrões de influenciação  e de poder
·         Percepções e atitudes das pessoas
·         Sentimentos e normas grupais
·         Valores e expectativas
·         Padrões de interações formais
·         Relações afetivas

Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O capital humano das organizações; São Paulo, editora Campus, 2009.

Mais artigos do mesmo autor disponíveis em www.leonardomarioto.com

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