sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Senso Crítico

Por Leonardo Marioto


Quero trazer com este artigo a importância de termos nosso senso crítico de si mesmo, e saber ouvir críticas construtivas quando alguém nos diz algo. Muitas vezes algumas pessoas nos dizem algo que simplesmente é para o nosso bem, mas, entretanto às vezes, nosso egoísmo e narcisismo nos cria uma parede e uma barreira que não nos deixa enxergar nossos atos, e acabamos levando estas críticas, que vale ressaltar, que devem ser construtivas, para o lado pessoal, achando que sempre estamos certos e continuamos fazendo os mesmíssimos atos “falhos” que cometemos, uma atrás do outro. 

É de grande importância tentar nos fazer compreender não pela fala do outro, que às vezes pode ser importante, mas sim escutar o que o outro tem a dizer a respeito de nós e, não digo para aceitarmos tudo que nos é dado, como vocês podem ver no título do blog, mas sim escutar e refletir se aquilo realmente é real e se vale a pena fazer algumas mudanças em nossas vidas, ou seja, olharmos para dentro de nosso interior e perceber realmente que estamos falhando em certos aspectos. Isso é uma grande sacada que todos nós devemos ter consigo mesmos. Como o título do blog traz não aceite tudo que é lhes dado, aprenda a ter senso crítico e saber separar o que pode ser bom e o que são besteiras ditas por outras pessoas, por às vezes, não aceitar como nós somos, ou qualquer outra coisa do tipo.
 
Isto não vem de uma hora para outra. Nem de um dia para outro. Nem de um mês para outro. Isto é conquistado com muita reflexão conscientemente de nossos atos, e sim, claro, com muita maturidade para saber separar o joio do trigo. A área de psicologia é muito importante nesta estrada, como sempre digo em meus artigos, estes maravilhosos profissionais, nem todos, é claro, nos auxiliam a compreender e a separar o que está certo e o que está de errado com nós mesmos. Entretanto não é uma caminhada fácil, tampouco, rápida, e muito menos, será a solução de seus problemas. Para você mudar a vontade tem de vir de dentro de você, ou seja, intrinsicamente. Por este motivo, você pode ir a qualquer profissional, por melhor que ele seja, ele não resolverá seus problemas, ele te apenas auxiliará para tentar compreender o que às vezes está te incomodando e a mudança tem de vir de você. A psicologia não mudará seu caráter ou seu modo de pensar se você não estiver realmente a fim de mudar seu caráter e seu modo de pensar. Isto são apenas exemplos, caráter e pensamentos.
Particularmente não gosto de textos autoajuda, por isso eu tento ao máximo não fazer textos como bulas de remédios, como uma cartilha a ser seguida, como alguns livros com frases e títulos de efeitos trazem. Eles não mudaram você. Pessoas não se curam de problemas apenas com pensamentos positivos, nem tampouco com frases de efeito, ou palestras motivacionais. Não digo que isto não sirva de nada, mas servirá apenas até certo dado instante, depois em minha opinião, tudo voltará como era antes e você sentirá os mesmos sentimentos. É exatamente por este motivo, que trago a fala exaustiva da procura do auxílio da área da psicologia para tratarmos nossas “paranoias”, e ressalto mais uma vez, você pode ir ao melhor profissional que estiver a sua disposição, entretanto, se não partir de você a vontade, não mudará nada. Não escrevo este artigo dizendo que você tem que mudar seu modo de pensar, seu estilo de vida ou qualquer outra coisa, apenas escrevo para tentar de alguma forma ajudar a quem deseja que haja alguma mudança em si, e que realmente deseja que esta mudança aconteça. Se você está feliz com o que tem, tudo bem. Continue com a sua vida ao seu modo, mas se não estiver, não hesite em procurar ajuda de terceiros. E procurar ajuda não é ser fraco, e sim ser forte o suficiente para encarar os seus grandes medos. Não é nada fácil ir a uma pessoa desconhecida e dizer sobre seus problemas, suas inseguranças, vergonhas e outras coisas do tipo. Isto não é para qualquer pessoa, sem querer ser arrogante. Às vezes alguns medos são grandes apenas para você, e que, com o tempo, você verá que talvez, estes mesmos grandes medos não eram tão grandes como você imaginasse que fossem.
Mas mais uma vez, não aceite tudo que é lhes dado. Aprenda apenas a tentar compreender algo que é dito a você, e crie sua própria singularidade, ou seja, criar seu próprio pensamento. Se você deseja que esta mudança aconteça em você, você pode até conseguir sozinho, entretanto se não conseguir, a ajuda de profissionais será essencial.
Mais artigos do mesmo autor disponíveis em: www.leonardomarioto.com

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário