sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coach vs Líder


Autor: Heverton Soares

O Coach vai ser para o líder um assessor particular, porém, um parceiro que é um verdadeiro especialista em comportamento humano, que domina técnicas específicas para atuar com objetividade e segurança em qualquer que seja a situação.
       Todos sabem que ter dois líderes na mesma equipe se cria um caos; um fica tentando provar que é superior ao outro e oferece muita resistência. Então, aquilo que era para ser uma equipe fantástica por ter dois grandes profissionais, se torna um desastre. Muitos líderes oferecem muita resistência ao Coach, se já é difícil compartilhar idéias com um outro líder, imagina ser aluno de um?  

       Coach, além de ser líder é um profissional muito bem formado, e possui um vasto conhecimento em comportamento humano. Sendo assim, sabe como lidar com líderes que oferecem resistência aos seus ricos ensinamentos. O líder sabe que se estar sendo treinado por um Coach, é porque a empresa acredita muito no seu potencial e talento. Mas, sabe que a empresa espera mais dele. Muitos líderes entendem que seu trabalho está sendo diminuído por precisarem de outras pessoas ensinando eles a como liderar e fazer melhor o seu trabalho.   

       O líder quando jovem é mais fácil para ser treinado por um Coach, já que está iniciando a liderança em sua vida e está inteiramente determinado a aprender e crescer pessoalmente e profissionalmente. E também porque possui pouca experiência. Já os líderes mais maduros, podem ser um pouco mais desgastantes para o Coach treiná-los. Porque já possuem um rico conhecimento e muita experiência de vida. Para o Coach, a diferença de idade entre líderes jovens e mais maduros, não é verdadeiramente o ponto chave de tudo, e sim, a humildade de quem ele foi contratado para treinar. Pois, sendo humilde e aceitando que precisa aprender mais, para ser um líder melhor e fazer com que seus liderados se superem cadê vez mais, até um Coach pode ser treinado por outro Coach.

       As grandes batalhas entre líder e Coach começam quando o Coach decide mudar o jeito que o líder, está liderando a si mesmo. Pois, aquele que não consegue liderar a si mesmo; jamais conseguirá liderar uma equipe com sucesso. Liderar uma equipe exige muita inteligência emocional do líder, que precisa estar totalmente preparado para enfrentar uma situação de conflito; sem se envolver. Exige sabedoria para agir e se comunicar, maturidade para tomar decisões, experiência para traçar metas e estratégias, foco para não se esquivar das metas e objetivos, humildade para reconhecer que errou e precisa de ajuda, empatia para se colocar no lugar dos outros, caráter para ser o grande exemplo da equipe, paciência para as dificuldades e amor pelo que faz.

Apenas reflita!

       Ser líder não é ter o direito e muito menos autoridade sobre a vida de ninguém, ser líder, é ter o acesso direto e pacifico a todos os liderados, é ser comunicativo é construir não somente uma equipe vencedora e sim, uma família vencedora! Ser líder é acreditar no potencial de cada colaborador e fazer com que cada um faça o seu melhor e continue se superando todos os dias!


Texto escrito com a colaboração de Patricia Lemos

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário