sábado, 4 de agosto de 2012

Carreira: Uma gestão de atitudes.


Em uma carreira há a necessidade de se fazer uma gestão com características importantes para um desempenho eficaz na construção do sonho profissional, para que não haja desequilíbrio e perda do caminho projetado na conquista do sucesso. Para isso é preciso ajustar alguns pontos característicos que chamo aqui de engrenagem de funcionamento do gestor (a). Talvez elas já existam em sua vida, se assim for, você terá a oportunidade de engraxá-las para um melhor funcionamento e, se não existem, poderá cria-la em sua gestão, tanto pessoal, como profissional.

As atitudes de organização, responsabilidade e comprometimento são peças chaves para uma gestão eficaz, fazendo com que toda uma estrutura funcione de forma ordenada e harmonizada trazendo, assim, um diferencial em sua metodologia de trabalho. Por este motivo, é preciso ter o conhecimento de como fazê-las funcionar como uma engrenagem bem lubrificada.

Organização
O ponto de funcionamento a ser identificado aqui é a organização de tempo, dando valor a cada atividade. Para isso é necessário entender quais são realmente as tarefas de sua responsabilidade dentro do seu departamento, tendo cada uma delas claras em relação à atividade e o período que está proposto para a sua execução, de maneira que, tanto você, como seus subordinados e superiores, tenham o conhecimento dessas peculiaridades. Tal aspecto também se estende às condições físicas do local como, por exemplo, espaço, posicionamento e os materiais para o desenvolvimento do trabalho, identificando se são suficientes para alcançar o resultado esperado para o seu propósito.

A organização deve ser aplicada também no âmbito pessoal, para se encontrar um equilíbrio das duas áreas, fazendo com que, qualquer interferência entre ambas seja minimizada ou, até mesmo, disseminada, tornado suas atitudes mais saudáveis em todas as áreas de sua vida.

Responsabilidade
Nos pontos de ação da responsabilidade está a compreensão do que foi confiado a você como líder, sabendo que os demais departamentos também dependem do seu desenvolvimento responsável, para que todas as coisas possam funcionar de forma ordenada e sincronizada. Neste caso, é importante ter a consciência de valorizar a oportunidade que foi dada a você, para trazer melhorias e crescimento, tanto nas tarefas, como também no bom ambiente de trabalho, o que trará uma influência importante no desenvolvimento da equipe que você está liderando, sentindo-se realmente responsável pelos resultados de sua área de atuação, como se aquele negócio fosse seu, tendo zelo e capricho pela sua liderança.

Comprometimento
Já nos pontos que correspondem ao comprometimento o gestor precisa estar comprometido em promover um resultado diferenciado, pois esta é a sua função que está sendo avaliada a cada processo executado. Necessita estar comprometido com a missão e os propósitos da empresa, fazendo valer os objetivos propostos a ele na apresentação do briefing da empresa ou dos projetos propostos na carreira a ser seguida, saber honrar sua liderança, sua empresa e seus propósitos, sendo um referencial. Deve buscar a dar depoimentos positivos de seu local de trabalho, tendo sempre um relatório de medidas tomadas onde pode ser apontado os avanços de sua gestão, o que pode ser melhorado e que ferramentas são necessárias para um crescimento maior dentro do que foi proposto, mostrando, assim, seu grau de comprometimento com a sua gestão .

Pontos da engrenagem da organização:
Conhecer as tarefas de responsabilidade pessoal dentro do departamento;

Ter as tarefas de forma clara para o gestor, a equipe e a diretoria da empresa;

Agenda de atividades definidas: administração do tempo;

Condições físicas do local compatível com as atividades;

Material para desenvolvimento do trabalho suficiente para alcançar os resultados esperados.

Pontos da engrenagem da responsabilidade:
Confiabilidade;

Compreensão de que seu departamento faz parte do processo de execução para alcance de resultados;

Valorizar a oportunidade que foi dada para liderar;

Promover melhorias e crescimento no ambiente de trabalho.

Pontos da engrenagem do comprometimento.

Gerar resultados diferenciados;

Atuar com base nos valores, na missão e propósitos da empresa;

Relatório de ações que trouxeram melhorias na gestão e o apontamento do que é necessário para alcançar maiores resultados.

Pontos da engrenagem do comprometimento.
Gerar resultados diferenciados;

Atuar com base nos valores, na missão e propósitos da empresa;


Relatório de ações que trouxeram melhorias na gestão e o apontamento do que é necessário para alcançar maiores resultados.

Autor : Marcos Nascimento

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário