sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jovens ocuparão cargos de gestão nas empresas em pouco tempo


Por Infomoney


Nos próximos anos, o mundo corporativo deve sofrer uma significativa mudança no perfil de suas lideranças. Segundo uma pesquisa da Amcham (Câmara Americana do Comércio), que entrevistou mais de 85 profissionais de Recursos Humanos, 80% deles acreditam que, em curto prazo, os jovens irão ocupar cargos de gestão nas empresas.
O motivo da rapidez das promoções de cargos de chefia está no cenário de crise mundial, escassez de profissionais e disputa por mão de obra qualificada. Na percepção de 74% dos entrevistados, é preciso acelerar os planos de carreira de jovens para reter talentos e impulsionar a competitividade dos negócios.
Assim, 33% deles afirmam que suas empresas já executam programas de formação de jovens líderes e outros 37% já sentiram a necessidade de começar a realizar esse tipo de ação em curto prazo.

Qualificação

Para promover um jovem a posição de gestor, as empresas devem investir, primeiramente, em qualificação comportamental e coaching, afirmaram quase 70% dos profissionais de RH.
Outras preocupações, como monitoramento e avaliação de desempenho dos iniciantes e criação de planos de carreira personalizados, foram citadas como passos posteriores que as empresas devem tomar.
Na avaliação dos entrevistados, os setores em que a necessidade de promoção prematura é mais acentuada são em tecnologia, varejo, comunicação e indústria.

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário