segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A necessidade de se reciclar profissionalmente


Autor: Heverton Soares

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e mais exigente a cada dia, sendo assim, o mundo corporativo não para de avançar e a criação de novos cursos profissionalizantes crescem a todo o momento. Os bons profissionais, aqueles que estão sempre em busca de novas e das melhores oportunidades de emprego dentro das organizações começaram a se reciclar.

O processo de reciclagem profissional é aquele que o colaborador resolve investir em sua carreira e expandir os seus conhecimentos.

Exemplo: Um gestor que já desempenha muito bem a sua função decide fazer novos cursos como: Gestão de Pessoas, Coaching, Gestão Empresarial, mas, também podem estender para outras áreas como: Design, Escrituração Fiscal, Contábil e etc. a reciclagem profissional é um processo que é usado para expandir os conhecimentos do profissional, mas, na área em qual ele vai atuar.

A reciclagem profissional não está relacionada em sair por ai fazendo inúmeros cursos, este processo não se resume em aumentar o número de diplomas. E sim, em tornar a pessoa em um profissional multitarefa onde todos os seus conhecimentos serão utilizados. Seria como um Administrador fazer sua própria contabilidade, desenhar seus próprios projetos, criar seus próprios sites entre outros. Isso varia de profissional e necessidade.

Os profissionais de hoje já nascem em um mundo corporativo com muitas exigências, sendo assim o upgrade é crucial para o sucesso. Muitas pessoas já falam dois mais idiomas, possuem mais de um diploma universitário, fazem pós-graduação, mestrado e MBA.

Um fato muito importante é que a reciclagem profissional não é o profissional deixar de exercer a sua função atual para exercer outra, e sim, se tornar um profissional multitarefa onde todas as suas qualidade e competências serão exercidas juntas em favor de si mesmo e da empresa.


Artigo escrito com a colaboração de Patricia Lemos

 Blog: http://lidercoachgestao.blogspot.com.br/ e Portal Gestão de Pessoas

Um comentário:

  1. Lembrando aos colegas que o termo 'reciclar', já não está tão aceito. Pode ser usado: renovação do capital intelectual de seu pessoal, capacitar, requalificar, etc...

    ResponderExcluir