sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ser especialista ou generalista? Eis a questão do profissional atual.


Hoje em dia todos sabem que o mundo dos negócios fica cada vez mais acirrado, a competitividade é total. Muitos estudantes e profissionais se perguntam: serei um administrador Especialista que entende muito, mas da sua área específica, ou serei um Generalista que entende de tudo um pouco em várias áreas. 

A bola da vez entre os administradores é o profissional generalista, embora o especialista continue sendo indispensável. Num mercado complexo e diversificado, o que ser então? Especialista ou generalista?

A resposta parece ser generalista com especialidade. Um profissional generalista é uma pessoa capaz de ser especialista em interagir com várias áreas, onde esse possui uma visão holística da sua organização e da sua profissão de um modo geral. Pode-se dizer que é aquele profissional “sapinho” que fica pulando de setor em setor onde possui conhecimento de cada um que ele passa, tem que ser um administrador/polivalente, ou seja, um multiprofissional. Mas ai surge uma pergunta quais as vantagens e desvantagens de ser um especialista ou um generalista? 

Uma das desvantagens em ser especialista é que as empresas precisão reduzir gastos e por esse motivo buscam pessoas que saibam de várias coisas para assim não precisarem contratar uma só para resolver aquele assunto, e se você entende se você mesmo pode desenvolver. A segunda desvantagem é que a especialidade que você escolheu pode ser apenas uma moda que, quando passar deixará você deslocado profissionalmente. As vantagens de ser um multiprofissional são ter mais facilidade para encontrar oportunidades de trabalho e a possibilidade de conseguir cargos gerenciais. 

O mercado demanda, cada vez mais, profissional com visão ampla do mundo e aptos a relacionar diversos elementos que envolvam pessoas, materiais, recursos disponíveis e competência técnica para realizar o objetivo proposto onde se conheça cada área da empresa cada setor que existe na empresa e que esteja sempre prestes a atuar nesse setor se for necessário. 

É preciso ser criativo, flexível, comunicativo, despojado de preconceitos e hábil negociador. Precisa também ter espírito crítico, saber ouvir mais do que falar, possuir raciocínio lógico aguçado, ter facilidade com números e ser dotado de elevado senso de justiça. São essas características fundamentais para uma pessoa generalista. Seja qual for sua escolha saiba que O mercado demanda, cada vez mais, profissional com visão ampla do mundo e aptos a relacionar diversos elementos que envolvam pessoas, materiais, recursos disponíveis e competência técnica para realizar o objetivo proposto, isso é o que o mercado precisa e exige, então caros leitores e administradores, se você quer estar à altura no mercado de trabalho.Seja um generalista, um administrador polivalente, o mercado exige isso de você é preciso se adaptar ou então a “onda” passara sobre sua cabeça e lhe afundará não deixe isso acontecer, mas sim, surfe nessa “onda”.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ser-especialista-ou-generalista-eis-a-questao-do-profissional-atual/12158/    e Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário