quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Liderança

Autor: Heverton Soares

A liderança tem um papel muito importante no desenvolvimento das organizações e de seus colaboradores. Muito se fala sobre liderança, muito se ouve e no fim das contas pouco de sabe, pouco se conhece e pouco se pratica.

Entende-se que, há um apagão de lideres hoje, todo líder é chefe, mas, nem todo chefe é líder. Isso faz as empresas optarem por terem líderes ao invés de chefes em cargos de gestão. Esse processo de liderança busca resultados e fazer com que as coisas aconteçam dentro das empresas.

Existem muitos mitos relacionados à liderança, o mais citado deles é líder nato, ou seja, alguém que nasceu líder, muito se discute até os dias de hoje entre nascer líder ou não. A liderança na verdade é um processo de aprendizagem, todos nós nascemos sim, com qualidades, habilidades e competências. Este processo se resume em conhecer melhor a si mesmo, desenvolver, aperfeiçoar e praticar.

A liderança é um processo de aprendizado contínuo onde os líderes necessitam a todo o momento inovarem, buscarem novos recursos e ferramentas para trazerem resultados. Observe o processo de motivação dentro das organizações, os gestores estão constantemente aplicando treinamentos e feedbacks.
 
O líder começa a se destacar entre os demais colaboradores pela exposição de suas qualidades mais ativas, que todo líder possui que são: Percepção e comunicação, a capacidade de percepção de um líder é vista quase como um dom, é através dela que ele começa agir e criar estratégias e corrigir algo que não está dando resultados. A comunicação se relaciona em como o líder se expressa e influência seus liderados.
 

Blog: http://lidercoachgestao.blogspot.com.br/   e Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário