quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O significado de razão que nos serve



Por Leonardo Marioto

Escrevi um artigo sobre o significado puro da palavra razão, ou seja, os significados que esta palavra possui. Retirando um trecho do artigo podemos ver de modo geral, porém, claro, o que significa puramente razão:

“Razão está longe das palavras emoções, sentimentos, preconceitos, opiniões, ou seja, razão é aquilo que nos faz distinguir as coisas como elas são, livres de julgamentos e pré-conceitos. Razão é o que nos faz enxergar a outra pessoa seja ela de cor branca, amarela ou preta como sendo absolutamente iguais, variando-se apenas, o tom de suas peles. Razão é o que nos faz ver as diferentes orientações sexuais como heterossexuais, homossexuais ou bissexuais como sendo apenas uma escolha, escolha esta, que cabe a cada indivíduo sustentar e que não fará diferença alguma em sua inteligência, competência, honestidade, caráter e etc. 
(MARIOTO, 2012).” 

Este é o significado da palavra razão, entretanto esta definição filosófica não funciona de maneira ortodoxa quando aplicada em nossos pensamentos e padrões de comportamentos diante de outros indivíduos que fazem parte de nossos convívios sejam famílias, amigos, colegas, conhecidos e, muito menos, para desconhecidos. Mas por quê? Nós indivíduos somos providos de emoções e isto é um fato inegável, por mais que tentemos agir racionalmente não conseguimos simplesmente desativar de nossos sentimentos ou de nossas crenças, logo, a definição estrita da palavra razão serve apenas para os livros, mas não, para nossa estrutura psíquica. Porém ela não faz parte de nossa composição se aplicada de maneira ortodoxa, mas faz parte quando minimiza os efeitos que nossas emoções, pré-conceitos, julgamentos podem causar. Quando agimos racionalmente não significa que estamos excluindo totalmente nossos pensamentos e crenças, mas sim, estamos agindo com menor grau de ignorância.


Fonte: Portal Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário